Notícias

Aumentar a Fonte Diminuir a Fonte

Marcas próprias alcançam 60% dos lares do Brasil

Uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, em parceria com a Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias), constatou que 29,4 milhões de lares consumiram produtos de marcas próprias de supermercados entre junho de 2013 e o mesmo mês de 2014. A quantidade equivale a 60% do total de domicílios no Brasil.

O crescimento em volume vendido das marcas próprias foi de 3,7% no período, acima da alta de 1% das marcas convencionais da indústria. Em valor, no entanto, o crescimento dos rótulos de supermercados foi de 13,2%, abaixo da taxa de 14,6% dos produtos convencionais.

A vantagem é que, enquanto outras marcas já estão consolidadas no mercado brasileiro, as dos supermercados ainda têm espaço para conquistar os lares. São cerca de quatro itens de marca própria levados por ocasião de compra, enquanto as convencionais registram 13,3 unidades, segundo a Kantar e a Abmapro. Já o tíquete médio gasto com marcas próprias ficou em R$ 7,70, enquanto que as outras marcas registraram R$ 24,62.

O estudo também mostra desafios que as lojas têm pela frente para emplacar suas marcas. Quase metade (47%) dos consumidores de marca própria acha que a comunicação dos produtos ainda é fraca, e apenas 22% reconhecem a marca sem o nome do varejista. A qualidade dos itens teve aprovação de 79% dos consumidores entrevistados.


Fonte: Supermercado Moderno | Disponível em www.sm.com.br - Acesso em 24/09/2014

Símbolo Grupo Simus Copyright © 2009 Simus
Todos os direitos reservados.